Cuitegi Comemora 56 anos de Emancipação politica


A emancipação política de Cuitegi, a 9 km de Guarabira, ocorrida a 26 de dezembro de 1961, através da Lei nº 2.685, é comemorada festivamente desde ontem. Lembremos que os nomes mais importantes para a concretização desse sonho foram o coronel Cozinho, Édson Cunha, Antonio Paulino Filho e outras pessoas do lugar, com destacada atuação política. 

A 27 de dezembro de 1961, depois de homologar a Lei que emancipava Cuitegi de Guarabira, o governador Pedro Gondim nomeou João Bezerra da Silva como primeiro interventor do município, tendo renunciado ao cargo a 14 de julho de 1962, quando o governador nomeou Benedito Targino da Silva (Benedito do cinema São José) para o cargo, até o momento das eleições, quando disputaram a prefeitura, Antonio Paulino Filho (PSD – Partido Social Democrático), contra Édson Montenegro da Cunha (UDN – União Democrática Nacional), que perdera Cozinho, seu pai, a 20 de junho. Assim, a disputa de Édson Cunha pelo cargo se tornou desigual e difícil à falta daquele importante respaldo pessoal e político.Os resultados eleitorais de 3 de outubro de 1962, apontaram Antonio Paulino Filho e Galileu Pereira de Melo, prefeito e vice de Cuitegi, para o mandato de 12/01/1963 a 31/01/1966. 

O importante naquele instante foi o trabalho desenvolvido por esses dois homens, mais os esforços do coronel Francisco Pimentel da Cunha, popularmente conhecido por Cozinho, proprietário de um grande curtume na área rural conhecia por Barra de Cuitegi, e de muito prestígio pessoal e político na região. Foram respaldados por políticos paraibanos importantes como Joacil de Brito e Sílvio Porto, com ampla atuação na região, sempre respaldados pelo prestígio da tradicional família Pimentel, descendente do cuitegiense e importante político e proprietário do Engenho Espinho, - às margens da rodovia Cuitegi/Pilões -, coronel João de Farias Pimentel. 

Atualmente o município de Cuitegi com área de 39 km², tem 6.889 habitantes (IBGE-2010), estando localizado na Microrregião de Guarabira e geograficamente no Agreste da Paraíba, sendo administrado pelo prefeito Ednaldo Paulo Lino, filiado ao PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira, desempenhando o seu segundo mandato consecutivo, pelo que não mais pode concorrer ao cargo.

A pequenina cidade é organizada e pode ser alcançada através de rodovias estaduais totalmente asfaltadas. O seu povo é simples e muito acolhedor.


Da Redação Portal Cuitegi
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.