Tocha Olímpica Rio 2016 já circula por João Pessoa nesta sexta-feira


O maior símbolo olímpico vai percorrer os principais pontos turísticos da Capital paraibana

Créditos: Dayse Euzébio
Os olhos do mundo estão voltados para João Pessoa nesta sexta-feira (3), durante a passagem da Tocha Olímpica pela cidade. O maior símbolo olímpico percorre os principais pontos turísticos da Capital paraibana, reeditando a própria história da cidade, que nasceu às margens do rio e cresceu para o mar.
Com vistas para o Rio Sanhauá, o percurso da chama Olímpica partiu da Casa da Pólvora, no Centro Histórico, – local de grande identidade artística e cultural com a cidade. As imagens que vão correr o mundo vão mostrar um ponto da cidade, cuja riqueza do seu patrimônio histórico e arquitetônico tem um forte apelo estético e humano.
Ainda no Centro Histórico, a chama passou pelo Mosteiro de São Francisco, Catedral de Nossa Senhora das Neves, Praça Pedro Américo, Paço Municipal, Pavilhão do Chá, Parque Solon de Lucena (Lagoa) e Praça da Independência, cuja beleza do verde das árvores encravada no coração da cidade, reafirma a condição de João Pessoa estar entre as mais verdes do mundo.
A ligação do Centro com o mar será pela Avenida Epitácio Pessoa, com diversas empresas e comércio dominando a paisagem. Quando a chama chegar ao Busto de Tamandaré, o mundo inteiro será testemunho do amor dos pessoenses com a cidade, refletida em forma de um coração e letras que traduzem a expressão: ‘Eu Amo Jampa’.
João Pessoa tem espírito olímpico – A melhor forma de demonstrar que se tem o espírito olímpico dentro de si é saber competir e ter amor pelo esporte. Esse amor de João Pessoa pelos esportes se reflete por meio dos seus espaços urbanos que abriga milhares de pessoenses esportistas. São campos, praças, quadras, águas, matas e áreas servindo de palco para a prática esportiva diariamente.
Representação – Em João Pessoa, a Tocha Olímpica será conduzida por 144 condutores, representantes da nossa gente e da nossa cidade. Entre eles, está o ex-jogador de futebol, hoje educador técnico do Programa Esportivo Social e Educacional da Prefeitura de João Pessoa (Pese), Magno Cerqueira. Campeão dos gramados trabalha formando campeões para a vida – uma missão digna que de manter acesa a chama sagrada do espírito olímpico.
“É um orgulho carregar o maior símbolo do esporte e representar uma cidade que tem vocação para o esporte, principalmente como meio de socialização e bem estar. Eu costumo dizer para os meus alunos que eles já são campeões, porque escolheram o esporte para a vida”, afirma Magno Cerqueira.
Outro condutor será Josenildo Santos da Silva, que além das suas atribuições como guarda municipal é um reconhecido maratonista da cidade, vencedor de várias competições, sendo a mais recente o segundo lugar na faixa etária masculina da Corrida Tiradentes ocorrida em abril deste ano.
Guarda Municipal – O guarda municipal Josenildo serve a instituição há 28 anos e hoje desempenha suas funções no Grupo de Ações Ambientais (GAAM), que atua no Parque Zoo Arruda Câmara. “Corro desde os 12 anos, e eu amo fazer isso. Esse momento é único na minha vida e eu agradeço a Deus, a minha família e aos meus companheiros de serviço que sempre me apoiam”, relatou Josenildo.
O percurso de condução da tocha a ser realizado pelo representante da Guarda Municipal terá início nas proximidades da Praça da Independência.
Emlur – Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) também terá um condutor. Será o servidor Isaías Ferreira. Natural de Recife, o ex-jogador de futebol, passou por mais de 10 times, entre eles Treze, Botafogo, ABC de Natal e Auto Esporte, onde se consagrou o maior artilheiro da história do time, sendo cinco vezes campeão paraibano. Atualmente Isaías Ferreira trabalha no setor de fiscalização da Emlur há mais de 11 anos, e sente-se honrado ao ser um dos condutores escolhidos que irão carregar a Tocha Olímpica.
“Conduzir um símbolo olímpico pelas ruas da minha cidade, compartilhando este momento único da minha vida, será um dos maiores prazeres que o esporte poderia me proporcionar. Estou muito feliz, por dar minha contribuição neste evento inesquecível para João Pessoa”, comentou.
WSCOM Online com Assessoria
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.