Agenda: uma sessão especial, três audiências públicas e uma sessão solene



A CMJP vai realizar três discussões de temas importantes para cidade, além de celebrar o Dia da Ordem DeMolay e os 93 anos do Partido Comunista do Brasil A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar, no período de 23 a 27 de março, cinco eventos, conforme a Agenda da Semana, divulgada pelo Setor […]

camara

A CMJP vai realizar três discussões de temas importantes para cidade, além de celebrar o Dia da Ordem DeMolay e os 93 anos do Partido Comunista do Brasil

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar, no período de 23 a 27 de março, cinco eventos, conforme a Agenda da Semana, divulgada pelo Setor de Cerimonial da Casa. Estão previstas três audiências públicas, uma sessão especial e uma sessão solene. Entre os temas abordados, estão a problemática da Falésia do Cabo Branco; esclarecimentos da Energisa sobre aumentos da tarifa de energia elétrica; e a segurança hídrica na Capital. A CMJP ainda vai celebrar o Dia da Ordem DeMolay e os 93 anos do Partido Comunista do Brasil (PC do CB). Todos os eventos serão realizados no Plenário Senador Humberto Lucena, sempre a partir das 15h.

Na segunda-feira (23), acontece a sessão especial da semana para comemorar o Dia Municipal da Ordem DeMolay. A entidade pertencente à Maçonaria e agrega jovens com idade entre 12 e 21 anos. A audiência pública para tratar da temática foi proposta pelo vereador Bira (PT).

A Ordem DeMolay é uma organização fundada em 18 de março de 1919, nos Estados Unidos, e possui cerca de quatro milhões de membros em todo o mundo, sendo mais de 200 mil no Brasil. Na Paraíba, a Ordem tem grande atuação há mais de 30 anos, ensinando aos jovens princípios relativos ao amor, companheirismo, fraternidade, a honestidade e a pureza, por exemplo.

O Dia Municipal da Ordem DeMolay, celebrado em 18 de março, foi instituído em João Pessoa através da Lei 11.094/2007, de autoria do ex-vereador Geraldo Amorim. A data também é comemorada estadual e nacionalmente.

Três discussões de temas importantes para cidade

A primeira audiência pública da semana está prevista para a terça-feira (24) e terá como tema a “Problemática da Falésia do Cabo Branco”. A audiência foi proposta conjuntamente pelos líderes da oposição e da situação na CMJP, os vereadores Raoni Mendes (PDT) e Marco Antônio (PPS), além dos parlamentares Dinho (PR) e Lucas de Brito (DEM). Os propositores pretendem sugerir medidas para conter a erosão na região, assim como receber sugestões da sociedade em geral.

Na quarta-feira (25), haverá uma audiência pública que pretende receber esclarecimentos da Energisa sobre aumentos na tarifa da energia elétrica. A propositura da discussão foi da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), junto aos vereadores Renato Martins (PSB), Chico do Sindicato (PP), Lucas de Brito, Sérgio da SAC (PSL), Edson Cruz (PP) e João Corujinha (PSDC).

“Há anos que o nosso mandato combate os abusos cometidos pela Energisa, como a chamada máfia do fio preto, que adulterava os medidores residenciais de energia para cobrar multas indevidas. Sem contar que a população não aguenta mais ter que tirar o pão da sua mesa para pagar contas com valores absurdos. Estou muito feliz de ter o suporte de meus colegas para investigarmos esses problemas e cobrarmos providências”, afirmou Raíssa Lacerda.

A vereadora revelou que, além da Energisa, convocou diversos órgãos para participarem da discussão, a exemplo dos Procons Municipal e Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), os Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPPB e MPF-PB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e sindicatos representantes das categorias, além de outros órgãos relacionados.

Já na quinta-feira (26), acontece a última audiência pública do período, que vai discutir a “Questão Hídrica”. A propositura do debate foi dos vereadores Marco Antônio (PSB), Eduardo Carneiro (SD) e Sérgio da SAC. Eles pretendem debater a questão da segurança hídrica na cidade, promovendo uma grande discussão a respeito do enfrentamento da escassez de água em todo País.

CMJP comemora os 93 anos do PC do B

A sessão solene da semana acontece na sexta-feira (27) para celebrar os 93 anos do Partido Comunista do Brasil (PC do B). O propositor da solenidade foi o vereador Renato Martins.

Fundado em 25 de março de 1922, na cidade de Niterói (RJ), e reorganizado em São Paulo (SP), em 18 de fevereiro de 1962, o PC do B é um partido brasileiro de esquerda, com bases ideológicas nos princípios do marxismo-leninismo, com representatividade nacional muito em função da penetração nos meios sindicais e estudantis. Com sede em Brasília (DF), o Partido faz parte da base de sustentação do governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).

De acordo com o site oficial da legenda, o princípio básico da organização do PC do B é o centralismo democrático. O princípio estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente. Neste, as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao interesse coletivo ou da maioria. Assim, o Partido age como um todo uno, onde a unidade de ação é sua força para um Brasil socialista, verdadeiramente democrático e soberano.

Damião Rodrigues
paraiba news
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.