Ronaldo Fraga seleciona peças paraibanas para o SP Fashion Week



Estilista está em João Pessoa finalizando consultoria com artesãs da praia da Penha

As biojóias produzidas por artesãs da praia daPenha, em João Pessoa, vão desfilar nas passarelas da São Paulo Fashion Week Verão 2016, o maior evento da moda brasileira, que acontece no próximo mês de abril. O estilista mineiro Ronaldo Fraga está em João Pessoa até a próxima sexta-feira (6), para selecionar e encomendar peças confeccionadas pelas “Sereias da Penha”, um grupo de 40 artesãs, que foi acompanhado pelo próprio estilista no ano passado. Elas estão produzindo peças inovadoras a partir da escama de peixe, sementes e coco.
Em novembro do ano passado, Ronaldo Fraga esteve com as artesãs, ministrando um curso, que tinha por objetivo provocar um olhar diferenciado nas mulheres para que elas criassem a sua própria identidade, valorizando sua cultura local. Esta semana ele voltou à capital paraibana para selecionar produtos que irá em sua nova coleção que será apresentada no SPFW.

“As artesãs estão desenvolvendo novos produtos, criando novas peças. O Sebrae trouxe o Ronaldo Fraga para a comunidade justamente para aumentar a autoestima dessas mulheres que agora estão organizadas e bem capacitadas. A presença do artesanato das Sereias da Penha no maior evento de moda do país será uma grande vitrine para essas novas empreendedoras”, destacou a gestora de artesanato do Sebrae Paraíba, Sandra Duarte.

Além do Sebrae, o projeto de capacitação das artesãs tem a prefeitura de João Pessoa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) como parceiros. “Iniciamos o projeto de capacitação da comunidade no primeiro semestre do ano passado. O trabalho foi se tornando mais amplo e as artesãs foram inseridas no programa Mulheres Mil, do Governo Federal, que promove a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade social”, completou Sandra.

Esta não é a primeira vez que Ronaldo Fraga seleciona peças do artesanato paraibano para a São Paulo Fashion Week. Em 2010, o estilista selecionou a renda renascença paraibana como parte integrante das peças da sua coleção. Foi feita uma parceria com a Associação dos Artesãos de São João do Tigre (Assoarti) para a produção das roupas.
Afirmação cultural

Com a vinda de Ronaldo Fraga, as “Sereias da Penha” passaram, em novembro de 2014, por oficinas de nivelamento e produção e estudaram a iconografia e a história da Praia da Penha, além das questões religiosas do local. Para o estilista, estes projetos geram emprego e renda, além da reafirmação cultural da comunidade local. “Isso aumenta a autoestima da comunidade. O meu papel foi estimulá-las para que elas desenvolvessem ainda mais o seu potencial de trabalho”, disse Ronaldo Fraga.
da Redação (com assessoria)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.