Paraíba homenageia Cátia de França e mais 28 mulheres


Prêmio tem o objetivo de incentivar a participação social das mulheres e a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, destacou o Orçamento Democrático como um desses espaços
Secom PB
Prêmio Ceci de Melo
Cátia de França e mais 28 mulheres conselheiras e lideranças comunitárias receberam homenagem do 3º Prêmio Ceci Melo de Participação Social, realizado na tarde dessa quarta-feira (18), no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. A realização foi da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual (OD Estadual) e da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.


Com a presença de representações das 14 regiões geoadministrativas, o Prêmio Ceci Melo de Participação Social integrou a programação do Mês da Mulher, alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

O secretário executivo do OD Estadual, Gilvanildo Pereira, ressaltou a importância desse momento. “Esse é o momento de reconhecer a participação das mulheres, em especial as conselheiras e as lideranças regionais. São elas que protagonizam a história do desenvolvimento do nosso Estado e nada mais justo que reconhecer os valores da mulher paraibana”, ressaltou Gilvanildo Pereira, que ainda fez referência a Ceci Melo, que fez parte da implantação das políticas de participação, como o Orçamento Democrático na capital paraibana.

Homenageadas


A cantora e compositora Cátia de França, homenageada principal da noite, disse que se sentiu emocionada com o reconhecimento recebido pelo governo do Estado. 

“O que me deixa mais comovida e emocionada é porque a homenagem é em vida. Não me interessa virar nome de viaduto ou praça. Isso tudo é pelo valor e conteúdo de minha obra que é em cima da literatura. Sinto-me muito honrada e agradecida”.
Cátia de França disse ainda que o Prêmio é um marco na história do Governo do Estado, por dar valor e visibilidade a tantas outras mulheres. “Temos aqui grandes mulheres guerreiras, como as conselheiras e as lideranças, que também merecem todo o reconhecimento do mundo”, afirmou a cantora, que realizou um show ao final da premiação.

A conselheira homenageada, Francinete Pereira, disse que esse foi um momento de muita importância para as demais conselheiras e para todas as mulheres da Paraíba. “Temos um governo que teve a autonomia de colocar o povo no poder e construir um Estado de fato e de direito e isso é ímpar em nossa Paraíba. Sinto-me muito honrada em ser homenageada e agradeço a indicação dos meus companheiros de luta”, disse.

Marlene Santos, conselheira do OD Estadual, que falou em nome das demais conselheiras na mesa solene, destacou o convívio que teve com Ceci Melo. “Foram poucos os momentos ao lado daquela mulher, mas pude perceber o quanto ela era guerreira. Certa vez ela me aconselhou que eu nunca desistisse dos meus sonhos e seguisse em frente na luta por uma cidade melhor e aqui estou”, falou.

Prêmio


O edital do 3º Prêmio Ceci Melo de Participação Social foi lançado no mês de fevereiro e os nomes das indicadas foram selecionados e eleitos pelos representantes das próprias regiões, através dos conselheiros do OD Estadual e da comissão julgadora formada por membros das duas secretarias organizadoras.
O Prêmio Ceci Melo de Participação Social foi realizado em parceria com a Fundação Espaço Cultural (Funesc), Jornal A União, o Empreender Paraíba e a Secretaria de Estado da Educação.

Indicação de conselheiras e lideranças
Cada região geoadminsitrativa apresentou o nome de uma conselheira regional e também de uma liderança feminina. Para isso, foram levados em conta os seguintes critérios: perfil histórico de participação social, nunca ter sido premiada anteriormente, atuação positiva em defesa dos interesses coletivos de seu município e região, interação e capacidade de articulação com comunidades, órgãos e serviços de seu município e região, além de contribuição para valorização e visibilidade da cidade.
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.