USF Rosa de Fátima oferece curso de libras para profissionais da saúde



A abertura do curso acontece nesta sexta-feira (6), às 8h, na unidade, em Paratibe.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Rosa de Fátima irá capacitar os profissionais em libras. A abertura do curso acontece nesta sexta-feira (6), às 8h, na unidade, que fica na Rua Oscar de Lopes Machado, em Paratibe. A capacitação acontece até o dia 27 de maio para duas turmas, a primeira às quartas-feiras à tarde e a segunda turma às quintas pela manhã.
As aulas serão ministradas pela Agente Comunitária de Saúde, Maria Irma Nascimento Lima, especialista em libras. “O curso é importante para a comunicação e entendimento ao usuário surdo. Para que este público tenha acessoaos serviços de promoção e atenção básica da saúde regularmente. Com os profissionais capacitados será mais fácil o dialogo com os pacientes, acontecendo assim sua integração e resolutividade das demandas”, ressalta Maria Irma.
Na abertura, os alunos irão conhecer o cronograma do curso, além de participar de palestra sobre surdez e conversa com usuários surdos sobre a importância do curso. As intérpretes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irão apresentar o projeto Mãos que Multiplicam Saúde. Ainda estão programadas apresentações teatrais e do Coral de Libras da SMS.
Atendimento especializado – João Pessoa possui cinco intérpretes de libras exclusivamente para atendimento na rede municipal de saúde. Elas acompanham os usuários portadores de surdez em atendimentos nas unidades de saúde da família (USF) e também durante consultas e exames, além de realizar capacitações para profissionais da rede.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece ainda um serviço especializado para os surdos no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Cristo e por meio de parcerias com instituições como a Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), Fundação Pestalozzi, Associação de Deficientes e Familiares (Asdef) e a Associação Paraibana de Deficientes (Aspadef).
Mãos que Multiplicam Saúde – O projeto “Mãos que Multiplicam Saúde” é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, na perspectiva de incluir a população surda nos serviços de saúde do município. Esse projeto é coordenado pela área técnica da pessoa com deficiência, sendo composto por cinco intérpretes de libras e tem como finalidade a difusão do conhecimento das libras, buscando o fortalecimento da rede de atenção à pessoa com deficiência, através da inclusão.
Semanalmente são desenvolvidas atividades educativas nos serviços de atenção básica e especializada, com foco na prevenção e promoção da saúde. Os intérpretes também participam de reuniões nos distritos sanitários, com o objetivo de sensibilizar as equipes sobre a inclusão dos surdos nos serviços de saúde. Nessas reuniões também há um espaço para divulgar e orientar sobre fluxos para o atendimento em saúde com o acompanhamento de intérprete.

Portal PMJP
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.