Alceu Valença e Lucy Alves animam o 'zum-zum-zum' das Muriçocas hoje


Bloco, que desfila hoje a noite faz homenagem ao dramaturgo e escritor paraibano Ariano Suassuna.

DivulgaçãoDivulgação
Concentração do desfile começa às 19h na praça e bairro que dão nome ao bloco. Em seguida, os cerca de 450 mil foliões serão puxados por sete trios














O 'zum-zum-zum' do maior e mais antigo bloco pré-carnavalesco de João Pessoa, o Muriçocas do Miramar, completa 29 anos de alegria e vai contagiar os foliões na noite de hoje na Via Folia. A novidade da 'quarta-feira de fogo' deste ano será a homenagem ao dramaturgo e escritor paraibano Ariano Suassuna com o slogan 'MuriçocAriano'. A concentração do desfile começa às 19h na praça e bairro que dão nome ao bloco. Em seguida, os cerca de 450 mil foliões serão puxados por sete trios, animados por atrações locais e nacionais, como Alceu Valença, Lucy Alves e mestre Fuba.
Ontem à noite, os 'muriçoqueiros' realizaram mais um 'Acorde Miramar', acordando os foliões que estavam em casa e os convidando para participar da 'quarta-feira de fogo' com o desfile da agremiação.
Segundo um dos coordenadores do bloco, José Neto, a homenagem deste ano representa toda importância e merecimento das obras e do legado cultural deixados por Ariano Suassuna. “Ainda como homenagem, a família dele estará presente em um dos camarotes e o estandarte deste ano foi pintado por Licas Suassuna, neto de Ariano. Mas só será conhecido no momento do desfile”, afirmou. Já a arte da camiseta do bloco ganhou a assinatura de Flávio Tavares e está à venda na praça das Muriçocas, em Miramar, por R$ 25.
Ainda na noite de hoje, seguindo o exemplo de Ariano Suassuna, as 'Muriçocas' vão valorizar a cultura popular, com a apresentação de tribos indígenas, ala ursas, maracatu e orquestras, que desfilarão no chão, junto às escolas de samba e aos foliões. “A conexão entre Ariano e Alceu Valença, uma das atrações do bloco, nos motivou a escolha de homenagear Ariano. Alceu encarna a essencialidade rítmica pela qual Ariano tanto prezava, em maracatus e toda a musicalidade característica do Nordeste”, destacou José Neto.
A concentração, que acontece na praça das Muriçocas, no Miramar, será animada com o show do grupo Nação Maracahyba. A ala dos estandartes, que marca a saída do bloco, está programada para as 21h. Depois, mestre Fuba, puxador oficial do bloco, sai em multidão cantando o clássico hino das 'Muriçocas', para dar largada ao desfile dos foliões, com destino à praia de Tambaú. Além de Fuba, Alceu Valença e Lucy Alves, os trios também serão puxados por Capilé, Lis Albuquerque, Os Gonzagas e Megaxé.
Amanhã, a concentração dos desfiles de seis blocos começa às 15h30, com os foliões da agremiação 'As baratinhas', no bairro de Valentina de Figueiredo, seguido por 'As viúvas do Bela Vista', às 16h, no bairro do Cristo Redentor, 'Canto do Tetéu', no Busto de Tamandaré, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, às 18h, e no mesmo horário, sendo na praça Assis Chateaubriand, se concentram os foliões do bloco 'Galo do 13 de Maio'.
Encerrando os desfiles da noite, o 'Bloco da Saudade' e 'Cordão do Frevo Rasgado', se concentram às 19h. O primeiro, na praça Lauro Wanderley, nos Funcionários I e o outro na Praça Álvaro Gaudêncio, em Manaíra.
Efetivo policial terá 700 homens

A Polícia Militar informou que para o 'Muriçocas do Miramar', serão mobilizados 700 policiais que vão atuar com policiamento a pé, a cavalo, com moto, viaturas e também com uso de segways. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que a PM vai monitorar toda área da Avenida Epitácio Pessoa, onde acontece o desfile. “Para isso, dispomos de um micro-ônibus com 16 câmeras e com policiais para acompanhar a movimentação de pessoas, por meio de dois televisores, avisando sobre incidentes, via rádio”, explicou.

A Polícia Civil deverá reforçar o efetivo da 12ª DD, em Manaíra, e manter a Delegacia do Turista, em Tambaú, funcionando em horário especial, durante o desfile dos blocos. Além disso, a 10ª DD, em Tambaú, a 9ª DD, em Mangabeira, e a 3ª DD, na Av. Epitácio Pessoa, permanecerão funcionando em regime de plantão. Ao todo, a Polícia Civil deverá ter um reforço de 100 policiais em suas equipes durante os desfiles.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Jair Carneiro, disse que o esquema montado pela corporação também incluirá a montagem de postos de apoio para a tropa e atendimento à população em pontos estratégicos nos corredores da folia. “Teremos 15 postos devido à expectativa de público do bloco. O efetivo também será distribuído levando em conta o tamanho do evento. Nas ‘Muriçocas do Miramar’ serão escalados 80 bombeiros e 12 viaturas para a tradicional 'quarta-feira de fogo', afirmou.

Equipes de saúde farão trabalho preventivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que equipes da Seção de DST/Aids estarão na avenida fazendo a distribuição de preservativos e panfletos informativos. De acordo com a SES, a rede hospitalar e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão funcionando normalmente durante as noites do Folia de Rua.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá um esquema especial de funcionamento, com três Unidades de Suporte Básico (USBs), seis motolâncias e duas Unidades de Suporte Avançado (USAs). Além disso, três tendas ficarão instaladas pelo percurso do Via Folia com médicos para a resolução de casos mais simples ainda no local, sem a necessidade de encaminhamento para unidades de saúde.
Serviço Público
O expediente nas repartições públicas do Estado, nas administrações direta e indireta, será alterado nesta quinta-feira, em João Pessoa, por causa do desfile do bloco pré-carnavalesco Muriçocas do Miramar. O ponto será facultativo até o meio-dia de amanhã. A mesma alteração ocorre no expediente das repartições públicas municipais, que também retomam as atividades ao meio-dia. Na última segunda-feira, tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de João Pessoa publicaram portarias modificando a rotina administrativa. jp
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.