Médicos fundadores recebem homenagem da Unimed João Pessoa



Todos destacaram a importância da Unimed JP para a história da saúde e da medicina paraibana.

Os 106 médicos fundadores da Unimed João Pessoa receberam homenagem durante a comemoração dos 43 anos da Cooperativa. A solenidade aconteceu na noite da terça-feira (16) na sede administrativa, no bairro da Torre.
Durante a cerimônia, que contou ainda com a presença de diretores, familiares e funcionários, o presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno Pimentel, destacou o significado especial da data e fez referências aos profissionais que, no dia 16 de dezembro de 1971, apostaram na proposta inovadora do cooperativismo, fundando a Unimed João Pessoa.
“Esse sonho não foi sonhado sozinho. Ele foi compartilhado com 106 médicos que o tornaram viável, que internalizaram essa ideia do médico Alberto Urquiza. Sem esse apoio, o projeto não teria se materializado”, disse o presidente. E completou: “A Unimed João Pessoa, na nossa administração, sente-se obrigada a homenagear os médicos e materializar esse sentimento colocando em uma placa o nome de todos que participaram ativamente desse processo”.
A solenidade contou, ainda, com o pronunciamento do diretor financeiro da Unimed JP, Demóstenes Cunha Lima; da viúva de Alberto Urquiza, Ana Teresa Wanderley; e dos médicos fundadores José Zuca Moreira Lustosa ( ex-presidente) e José Eymard de Moraes. Todos destacaram a importância da Unimed JP para a história da saúde e da medicina paraibana.
CORAL E DOCUMENTÁRIO
A solenidade contou com a apresentação do Coral Jovem Unimed João Pessoa, que encantou a diretoria e os convidados, com um repertório natalino. Também foi exibido um documentário contando a história da criação da Cooperativa, idealizada pelo médico oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, falecido em 1987, e apoiada por alguns profissionais que acreditaram no sonho de oferecer aos paraibanos uma assistência médica de qualidade. O vídeo trouxe, ainda, depoimentos dos fundadores e de cooperados que participaram de alguns dos momentos mais marcantes da Unimed JP nesses 43 anos de história.
Ao final da solenidade, o presidente Alexandre Magno e o médico gastroenterologista José Eymard Moraes fizeram o descerramento da placa, afixada na entrada da sede, com homenagem aos 106 médicos fundadores. Com essa deferência, de acordo com Alexandre Magno, a Unimed João Pessoa torna público o reconhecimento aos profissionais que ajudaram a construir a história da medicina paraibana com trabalho, dedicação, respeito e ética.
HISTÓRIA
O oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley liderou o grupo de médicos que fundou a Unimed João Pessoa em 1971. Depois de ler um artigo em uma revista médica que contava a experiência da primeira Unimed, criada em Santos (São Paulo), Urquiza passou a alimentar a ideia de seguir o exemplo em João Pessoa.
Em princípio, encontrou várias dificuldades. Uma delas foi convencer as pessoas a serem clientes de uma cooperativa que não conheciam. Mas, com muitos médicos de renome aderindo ao projeto, essa dificuldade foi superada.
A adesão desses médicos foi fundamental para a cooperativa se desenvolver. Finalmente em 16 de dezembro de 1971, a Unimed João Pessoa foi fundada com 106 médicos, que acreditaram na iniciativa.

Assessoria de Imprensa
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.