Plano de gestão de resíduos sólidos será apresentado à população

#portalbrejonews #noticia #brejonews



O Plano traça as diretrizes, estratégias, metas, programas e projetos.

Utilizando os principais conceitos de sustentabilidade ambiental – reduzir, reutilizar e reciclar – o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos de João Pessoa será apresentado na próxima quarta-feira (12) durante uma audiência pública. O encontro acontecerá às 8h no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano. A população pode ter acesso ao documento de planejamento através do link http://goo.gl/qnuWyK
No Brasil, apenas 5% dos municípios elaboraram esses estudos. O Plano traça as diretrizes, estratégias, metas, programas e projetos da situação atual dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de João Pessoa na perspectiva dos próximos 20 anos. O estudo foi criado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e no mês passado, foi apresentado aos membros do Comitê Diretor e Comitê de Sustentação, criados para acompanhar e contribuir com a criação do documento. Ambos são formados por representantes da sociedade civil, bem como de órgãos federais, estaduais e municipais.
De acordo com o documento, os investimentos serão destinados para a execução de uma série de ações como: educação ambiental, reaproveitamento de resíduos, adoção de novas tecnologias e revitalização de lixões. “O Plano é uma orientação para o gestor executar ações de forma coordenada na limpeza urbana. Se a iniciativa privada e a sociedade compartilharem dessa responsabilidade com a gestão pública, certamente alcançaremos melhores resultados”, enfatizou o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.
Posteriormente, o Plano será apresentado aos representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) para incorporação de sugestões. A última etapa, que acontecerá ainda este mês, será apresentada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para que seja validado e possa vigorar no ano de 2015, atendendo ao que determina a Lei Federal 12.305/2010.
O Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos é coordenado pelo engenheiro sanitarista, com doutorado em resíduos sólidos, José Dantas, e conta com a participação de todos os setores da Emlur no processo de sua elaboração.

Portal PMJP
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.