Estados do Nordeste discutem aquicultura como alternativa econômica

#portalbrejonews #noticia #brejonews



I Congresso Regional AquiNordeste será em Maceió (AL), entre os dias 18 e 21 de novembro

A aquicultura é o segmento pecuário de maiorcrescimento nas três últimas décadas no Brasil, conforme dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Para garantir a competitividade e sustentabilidade da atividade, representantes dos nove Estados da região Nordeste estarão reunidos em Maceió (AL), entre os dias 18 e 21 deste mês. O Sebrae Paraíba coordena e irá apresentar durante o evento o projeto Aquinordeste, que faz um trabalho de forma integrada, beneficiando cerca de 3,4 mil aquicultores na região.
“Apesar da estiagem no Nordeste, a produção aquícola tem apresentado boas perspectivas. Há uma margem de lucro relevante na atividade, o que contribui para o desenvolvimento econômico da região”, afirma o analista do Sebrae Paraíba e gestor do Aquinordeste, Jucieux Palmeira.
O Congresso Regional, em Maceió, irá reunir produtores, professores, técnicos e estudantes que atuam no segmento, entre os dias 18 e 21. No dia 22 ainda haverá um Dia de Campo, com visitas a Unidade de Produção de alevinos de tilápias, em Cururipe (AL) e a uma empresa na cidade de Piranhas (AL). O Congresso contará com 3 palestras magnas, além da apresentação de estudos, mini cursos, mesas redondas e outras palestras.
As palestras magnas serão: “A Aquicultura mundial e suas tendências” (Carlos Wurmann, diretor executivo da Award Consultores Internacionais em Aquicultura); “A aquicultura no Brasil e suas tendências” (Felipe Matias, Secretário Executivo da Red de Acuilcutura de las Americas); e “A Aquicultura na luta contra a fome e a pobreza” (Israel Isnir, consultor internacional, Jerusalém, Israel).
Além deles, o evento ainda contará com mais sete palestrantes: Alessandra Weyandt (pesquisadora na área de Gestão de Qualidade), Alexandre Alter Wainberg (sócio da Primar Aquicultura Orgânica), Camilo Diógenes (presidente da Associação Cearense de Aquicultura), Carlos Frederico Lacerda (sócio-diretor do IM3), Jenner Tavares Bezerra de Menezes (sócio gerente da Biofish Aquicultura), Jucieux Palmeira (gestor do projeto Aquinordeste), Teresa Varon (diretora do Centro de Productividade de Tolima, Colômbia).
O evento acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e será uma oportunidade para conhecer novas técnicas que estão dando certo no setor aquícola e de trocar experiências com outros produtores e especialistas nacionais e internacionais. Para participar, é preciso inscrever-se previamente pelo site www.sebrae.com.br/alagoas. A programação pode ser conferida em http://sistemas.al.sebrae.com.br/inscricoesOnline/Eventos/eventosPublicidade.

Assessoria de Imprensa - Sebrae-PB

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.